Buscar

Descubra como aprender 2x o conteúdo na metade do tempo e passar na frente dos seus concorrentes

Oi, tudo bem? Hoje eu vim aqui te ensinar algo muito simples mas que pode te trazer resultados estranhamente positivos.




Vamos falar sobre uma técnica de produtividade bastante famosa, mas a grande diferença é que vou te ensinar a usar esta técnica de maneira profissional, o que muda completamente as regras do jogo e consequentemente, seus resultados.

A técnica da qual eu estou falando é a POMODORO. Se você já ouviu falar ou já utiliza, tenho certeza que você vai descobrir coisas super intrigantes para melhorar significativamente sua performance. Se você nunca ouviu falar, também não precisa se preocupar, pois vou te ensinar tudo que você precisa saber para utilizar esta técnica no seu dia a dia e melhorar seus resultados. 


Vamos lá! A Técnica Pomodoro é uma das técnicas de produtividade mais aplicadas do mundo, e é muito utilizada por estudantes para melhorar sua produtividade. A Coach especializada em Vestibulandos de Alta Performance, Clara Ricieri, sempre utiliza essa técnica com seus clientes, e os resultados são surpreendentes. Ela conta que aquela sensação de não estar conectado com a matéria, de se distrair facilmente e por qualquer coisa, de esquecer toda a matéria que estudou em um curtíssimo espaço, é substituída por uma produtividade que poucas pessoas já experimentaram. O resultado é simples: Mais matéria de qualidade e conteúdo na sua cabeça, em menos tempo de estudo.


Mas como fazer isso? Fica com a gente até o final deste artigo que vamos te contar tudo que você precisa saber! Mas antes, quero te contar uma coisa. Esse tipo de conteúdo e técnica é destinada a pessoas que estão realmente comprometidas em atingir seus resultados.  Este artigo e todo o nosso conteúdo é direcionado para pessoas que estão obstinadas a ter seu nome na próxima lista de aprovados. Se você está só procurando mais uma técnica e não está 100% comprometido com os seus objetivos, recomendo que você procure mais uma daquelas fórmulas mágicas que promete aprovação sem quase nenhum esforço. Entretanto, se você já decidiu que esse vai ser seu ciclo, custe o que custar, você é muito bem-vindo! Leia este artigo até a última dica, pois ela é fundamental para o sucesso de todas as outras.

Vamos ao que interessa.


O que é a Técnica Pomodoro?


A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo, um grande figurão da ciência de treinar o cérebro para aprender mais e de maneira mais consistente. A técnica utiliza um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos chamados de 'pomodoros'.

O método é baseado na ideia de que pausas frequentes aumentam a agilidade mental. Outro ponto importante é que  como um Pomodoro tem a duração de 25 minutos, um curto espaço e tempo, isso provoca uma certa ansiedade mental que faz com que você  não desista do objetivo tão facilmente, e se acostume mais rápido com este novo ritmo de estudos.

Mas você deve estar se perguntando: Tá, e aí? O que eu ganho com isso? Traduzindo as palavras bonitas, você vai conseguir:

· Absorver a matéria estudada com mais qualidade, fazendo com que ela vá direto até a memória de longo prazo e permaneça por lá até quando você precisar.

· Estudar e entender mais conteúdo em menos tempo de estudo (ideal para quem tem outras atividades ou para quem decidiu que cada minuto dessa preparação é importante)

· Desenvolver um novo hábito de concentração profunda durante um período pré-estabelecido de tempo que você controla. (Ideal para utilizar na hora das provas de vestibular)


São cinco os passos básicos para implementar essa técnica, mas peço para que preste atenção nas dicas que eu vou te dar no final. Elas são fundamentais para que tudo isso faça sentido e que funcione de maneira prática.


REGRAS DO JOGO


1) Escolha a tarefa a ser executada

O primeiro passo é simples. Vou te dar um exemplo para ficar mais fácil. Vamos supor que você precise estudar aquele capítulo de botânica urgente e que você decidiu escolher ele para começar. Assim que escolhido o conteúdo, você vai fazer uma análise bem rápida e fácil de quantos pomodoros você vai precisar para concluir aquela tarefa. Por exemplo, se o capitulo tem 20 páginas, você vai precisar de 4 pomodoros para finalizá-lo com qualidade. Lembrando que pomodoros são períodos de 25 minutos.  É importante que você seja realista com seu ritmo de estudos. Não coloque metas que você não irá conseguir cumprir, ok?


2) Ajuste o Pomodoro para 25 minutos

Esse passo é ainda mais simples. Para ter mais controle sobre o que você está fazendo sugiro que você baixe um aplicativo no seu celular para te ajudar a concluir as tarefas com êxito. É um timer simples, grátis e compatível com qualquer sistema operacional. O link para baixa-lo vai estar no final deste artigo.


3) Focar naquela tarefa até que o alarme toque

Não importa o que aconteça, não saia do seu objetivo até que o alarme toque. Se você está lendo este artigo até aqui, é por que está no grupo das pessoas que lideram a própria vida e que não são levadas por desculpas ou justificativas. Somente dessa maneira você conseguir atingir um ponto de concentração acima da média e sair na frente dos seus concorrentes. Para que isso ocorra de maneira mais fácil, se livre de todas as distrações. Coloque o celular fora do alcance, desligue o wi-fi, tire da sua frente tudo que te desconcentra.


4) Fazer uma pausa curta (3 a 5 minutos)

Assim que timer tocar, deixe o que você está fazendo, levante-se e faça o que bem entender de 3 a 5 minutos. Responda o crush no whatsapp, role o instagram,  beba água. Não importa o que você faça, desde que você, necessariamente, descanse.


5) A cada quatro "pomodoros" fazer uma pausa mais longa (15-30 minutos)

Da mesma forma que é importante que você faça uma pausa a cada pomodoro, é fundamental que a cada 4 pomodoros você faça uma pausa longa, que pode ser de 15 a 30 minutos. É comprovado cientificamente que seu cérebro vai assimilar melhor o conteúdo que você aprendeu dessa forma.

DICA TOP

Para começar, utilize o pomodoro para as matérias que você tem maior dificuldade, dessa forma se concentrar vai ser mais fácil e você terá mais controle sobre seus pontos fracos, e esse é um dos principais pontos para o sucesso. Através da experiência da nossa Coach, Clara Ricieri, foi possível perceber que muitas pessoas ficam presas nas matérias que gostam, não dando a devida importância para as matérias que tem dificuldade. Esse é um dos principais dos principais motivos de reprovação no vestibular. Então, tome as rédeas da sua vida, afinal, nenhum conteúdo é tão difícil que você não possa aprendê-lo. A escolha está nas suas mãos!

Esse conteúdo é uma amostra do que os estudantes de alta performance aplicam na sua rotina. Se quiser saber mais sobre como fazer parte desse grupo, cadastre seu e-mail e receba todas as informações sobre o nosso curso online, Foco na Aprovação.

Espero ter ajudado vocês! Contem comigo!


https://play.google.com/store/apps/details?id=com.AT.PomodoroTimer&hl=pt_BR


QR CODE PARA DOWNLOAD DO APLICATIVO




0 visualização

FOCCUS COACHING, 1756 AVENIDA RONDON PACHECO, UBERLÂNDIA, MG, 38408043

FOCCUSCOACH@GMAIL.COM   

 Tel: +55 34 8423-7596

@2018 Focus Coaching. #focconaaprovacao

  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon