Buscar

CURSINHO ONLINE OU PRESENCIAL? Qual o melhor?

Atualizado: 29 de Jan de 2018

Estudar para medicina, em geral, é uma tarefa desafiadora. São muitas as dúvidas e indagações a respeito de como levar o processo de estudar. Uma dúvida que frequentemente ronda as idéias dos medbulandos está no como estudar. Vale mais a pena se matricular em um cursinho presencial ou estudar em casa com suportes de cursos on-line? Para te ajudar a tomar uma decisão mais assertiva a respeito do tema, Te oferecemos aqui algumas questões importantes para pensar. Vem com a gente!


CURSINHO PRESENCIAL

Segurança para os iniciantes

Vantagem: O cursinho presencial é um sistema tradicional de reprodução de conteúdos, de maneira geral. Sendo assim, ele ocupa um lugar de ponto de segurança para muitas pessoas que não se sentem a seguras em relação


aos seus estudos. Logo, se você está começando estudar agora, teve um ensino médio mais defasado e ainda não consegue se sentir seguro para estudar sozinho: o cursinho presencial pode ser um interessante ponto de apoio.

Disciplina

Vantagem: Em cursinho presencial você vai ter os horários fixos e definidos para estar em aulas, plantões e monitorias. Assim, para aqueles que têm dificuldades em manter uma disciplina em suas atividades de estudos, essa rigidez quanto aos horários pode ser uma ajuda, uma vez que as aulas do cursinho vão oferecer um norteador de atividades.

Acesso mais próximo aos conteúdos

Vantagem: Como o próprio nome já diz, o


cursinho é presencial, logo, o acesso aos professores e espaços de tira dúvidas são mais próximos, podendo oferecer um suporte maior nesse sentido. Se você sente que precisa desse contato mais aproximado em relação a quem está te ensinando, avalie sobre o cursinho presencial.


Pressão

Desvantagem: Em caso de cursinhos presenciais, a pressão, competitividade e comparação em relação a colegas são situações constantes. São elementos que podem atrapalhar bastante a sua autoconfiança em relação ao seu processo. Outra questão importante em se avaliar nesse tópico é que precisamos levar em consideração que períodos de vésperas de provas importantes em cursinhos presenciais toda essa pressão aumenta.



CURSINHO ON-LINE

Economia de tempo e dinheiro

Vantagem: Estudar em casa, com cursos on-line, vai te oferecer uma larga vantagem no que diz respeito à economia de tempo e dinheiro. Você não precisará mais desperdiçar boa parte do seu tempo com o deslocamento para a aula; e em relação ao dinheiro você economizará bastante, uma vez existe uma diferença de valores entre cursos on-line e presenciais. Isso pode te oferecer uma melhora a


té na sua qualidade de vida, uma vez que terá mais tempo para investir em si mesmo, exercícios físicos, cursos diversos e afins.

Horários flexíveis

Vantagem: Com cursinho online , você terá todos os seus professores disponíveis para você 24h por dia e com isso, poderá fazer seus próprios horários de estudos, podendo definir qual horário você rende mais e assim organizar seu momento de estudos levando esse fator em consideração.

Conteúdo virtual de qualidade

Vantagem: Sabemos que hoje em dia a internet é uma excelente aliada no que diz respeito a qualquer tipo de conteúdo que procuramos. Em relação aos conteúdos de estudos essa regra não é diferente, no mundo virtual você pode ter acesso aos melhores professores do país e, com isso, se beneficiar muito da didática deles no seu processo de estudos.



Distrações

Desvantagem: Nossa casa, geralmente, é o melhor lugar do mundo para nós. É nela que temos acesso a todas as nossas coisas e junto com isso, tudo aq