Buscar
  • Laena

Bateu desespero? 3 dicas para manter a calma na hora da prova.


Quem nunca ficou nervoso, ansioso e deu uma leve desesperadinha na hora do vestibular ou ENEM que atire a primeira pedra. É esperado que pessoas tenham certa descarga de ansiedade em vésperas de algum grande evento, isso faz parte do nosso cérebro mais primitivo que entende que determinado evento pode ser algo perigoso para nós, e por ser um perigo precisamos de ações irracionais e práticas.


A ansiedade e o medo são “primos” e acabam caminhando muito próximos um do outro. Em geral, sentimos medo ou ansiedade diante daquilo que ainda não sabemos como será ou não conhecemos. Diante disso tudo, ter certo nível de nervosismo nesse período é completamente ok, certo? O que não pode acontecer é que essa ansiedade se exceda e se torne algo prejudicial. E como fazer par não ser? Temos aqui algumas dicas práticas para se sentir mais tranqüilo no seu grande momento:


1. PREPARE-SE ADEQUADAMENTE: ESTEJA PRONTO PARA VENCER!


É uma prova importante e tem data para acontecer então: ORGANIZE-SE, prepare-se para aquele evento de verdade, faça dele a sua principal prioridade e o mais importante: dê todo o seu melhor ao longo desse tempo de preparação. Essa preparação realmente adequada tende aumentar sua autoconfiança, você se sente mais seguro quando percebe que está fazendo tudo que é possível para alcançar o que quer e, com isso, a ansiedade diminui.


2. CONHEÇA A PROVA: SE DESFAÇA DO MONSTRO!


Lembra da informação de que sentimos ansiedade e medo do que é desconhecido para nós? Pois então, quanto mais você se apropria e toma pra si aquele episódio que vai te acontecer, menos ele parece assustador. É apenas uma prova, são apenas algumas questões. Não é um bicho de 7 cabeças, é apenas a ferramenta de avaliação que pode te levar rumo ao teu sonho (Repita isso para si mesmo algumas vezes se necessário). Então, quanto mais provas você fizer, mais confiante vai se sentir diante dela e, com isso, a ansiedade tende a diminuir.


3. RESPIRE SEMPRE, APENAS RESPIRE.


Parece uma loucura isso que estou sugerindo, né? Mas não é! Acredite se quiser, a respiração é algo tão automático para nós que nem percebemos como ela está funcionando de fato. Respiramos o tempo todo, mas será que respiramos direito? Quando estamos em situação ansiosa a tendência é que nossa respiração seja hiperventilada, ou seja, muito rápida e pouco funcional para o raciocínio. O cérebro entende que tem que fugir do perigo, lembra? Para isso não precisamos pensar, apenas agir. Acontece que em prova tudo que você precisa fazer é pensar e a respiração hiperventilada diminui a oxigenação das áreas superiores e aumenta nos membros. Por isso pessoal, quando ansiedade apertar pare tudo que está fazendo e apenas respire o mais fundo que puder, concentre-se em sua respiração e permaneça respirando fundo até você ouça seu coração bater, quando perceber que está mais calmo, mantenha-se vigilante com a forma que respira. Repita o processo sempre que necessário.


E aí, gostaram das dicas? Temos muito mais saindo do forno sempre por aqui. Continue nos acompanhando para não perder nenhuma.


Um forte abraço,


Laena Oliveira

Psicóloga e Coach

103 visualizações

FOCCUS COACHING, 1756 AVENIDA RONDON PACHECO, UBERLÂNDIA, MG, 38408043

FOCCUSCOACH@GMAIL.COM   

 Tel: +55 34 8423-7596

@2018 Focus Coaching. #focconaaprovacao

  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon