Buscar
  • Lorraine

Assistir a aulas ou fazer exercícios?




Na hora de planejar os estudos, uma pergunta que sempre surge é: devo dedicar mais do meu tempo a assistir a aulas ou a fazer exercícios?


No entanto, uma coisa não exclui a outra. E assim como tudo na vida, vários aspectos devem ser colocados na balança para avaliar a necessidade de realizar cada um. Aqui, vamos te dar algumas dicas na hora de planejar o seu estudo em relação às aulas e aos exercícios.


1. Entenda a diferença entre os dois


A aula é um momento de absorção, é um primeiro contato ou um reforço da parte teórica da matéria. É quando ela "entra na sua cabeça". Já os exercícios servem para fixar esse conteúdo na sua cabeça e para que você "pegue a manha" das provas que vai realizar.


2. Avalie o quanto você sabe da matéria


Isso deve ser feito para que você tenha consciência sobre a quantidade de conceitos e informações sobre essa matéria que já foi absorvida, pois quanto mais conteúdo você tem, menos precisa absorver, ou seja, menos aulas poderá assistir. No entanto, se você desconhece a matéria ou tem pouca familiaridade com ela, as aulas serão necessárias, já que não há como fixar - através de exercícios - aquilo que você desconhece.

Então, observe o seu desempenho em questões daquela matéria específica no vestibular ou em simulados. Se são questões que você erra na maioria das vezes, as aulas podem te ajudar. E muito!


3. Entenda a importância do professor


É muito comum alunos considerarem desperdício de tempo e dinheiro investir em um professor particular ou em videoaulas. Isso porque poucos entendem que o professor é um profissional que se especializou não apenas no conteúdo, mas também em técnicas para transmitir conhecimento e ensinar. Dessa forma, em casos em que é necessário assistir a aulas, valorize o serviço de um profissional que poderá te explicar a matéria de forma eficaz e que tornará o seu estudo muito mais rápido e produtivo.


4. Utilize os exercícios como método avaliativo


A quantidade de acertos nos exercícios realizados deve servir como parâmetro do quanto você sabe daquela matéria. Estipule uma porcentagem considerada apropriada e condizente com o vestibular que você deseja prestar.

Assim, se você presta um vestibular que tem 800 como nota de corte, a porcentagem de acertos nos exercícios deve girar em torno de 80% pra que aquele conteúdo seja considerado "aprendido" por você. Caso esse número de acertos esteja muito abaixo disso, é a hora de voltar para as aulas e tentar absorver o conteúdo novamente.


Lembre-se sempre que você deve SEMPRE avaliar todo o seu processo de estudo e procurar entender o que está fazendo corretamente e o que ainda pode ser aprimorado!


Pratique! Pratique! Pratique!

O cérebro também deve ser exercitado!

529 visualizações

FOCCUS COACHING, 1756 AVENIDA RONDON PACHECO, UBERLÂNDIA, MG, 38408043

FOCCUSCOACH@GMAIL.COM   

 Tel: +55 34 8423-7596

@2018 Focus Coaching. #focconaaprovacao

  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon