Buscar
  • Laena

5 ERROS QUE A MAIORIA DOS VESTIBULANDOS DE MEDICINA COMETEM NA HORA DE ESTUDAR

Atualizado: 18 de Jul de 2018



Um dos questionamentos mais freqüentes que ouvimos dos nossos clientes é exatamente esse: “mas por que eu ainda não passei?”. Sabemos que são inúmeras as variáveis que interferem no caminho rumo à aprovação, contudo um dos fatores que mais atrapalham, sem dúvida, é a forma que se estuda os conteúdos. Diante disso, temos aqui 5 erros que a maioria dos Medbulandos comentem e que a partir de agora, não cometerão mais. Se liguem...


ERRO 1: ESTUDAR POR META DE TEMPO


O erro da maioria dos vestibulandos de medicina!

Muitas pessoas estudam baseadas na seguinte meta: hoje vou estudar 12h!!! E quais são os motivos pelos quais esse esquema de estudos não funciona?

O principal dele é a baixa adesão: Quando você coloca uma meta muito grande a ser cumprida a chance de você se boicotar e não terminar é muito grande. Nosso cérebro não trabalha bem com esse tipo de estímulo e na primeira oportunidade, você vai deixar de lado a meta.Outra questão é a baixa produtividade: se você coloca apenas uma meta de tempo existe uma probabilidade maior de você ficar esse tempo todo estudando apenas um conteúdo por exemplo, e com isso o seu dia de estudo acaba tendo pouquíssimo rendimento. Como resolver? Faça metas por atividades: defina quais são os tópicos e atividades que você precisa fazer no dia e cumpra-as. Como por exemplo: hoje vou estudar Geometria Plana, Fazer 35 exercícios de Feudalismo e uma redação. Pronto, ao cumprir essas metas sua sensação de produtividade será muito maior. Se você tiver a ajuda e conhecimento de um Coach para vestibulandos será ainda mais eficiente! Dá uma olhadinha nesse PDF GRATUITO para planejamento de estudo.


ERRO 2: ESTUDAR DE FORMA ULTRAPASSADA

Existe uma tendência muito grande das pessoas em estudarem com a leitura e escrita. Mas dependendo de como for esse estudo, ele pode ser pouquíssimo efetivo. A leitura é uma das atividades cognitivas que menos retém conteúdo na memória, nos lembramos de apenas cerca de 10% do que lemos! Conjugado a isso, a maioria das pessoas usam o grifo de marca-texto como um jeito de selecionar o que é importante do que está sendo lido. Acontece que a maioria das vezes, esse grifo não seleciona apenas o que é importante, ou seja, pequenas partes do texto e acaba sendo ineficaz. Essas são formas ultrapassadas e pouco eficientes de estudos, o ideal é que se estude de maneira ativa, ou seja, realmente produzindo materiais eficientes como estudar por exercícios, por exemplo.


ERRO 3: ESTUDAR FAZENDO CÓPIA

Casado com o modelo de estudos baseado exclusivamente na leitura e grifo, está um dos mais grave deles: cópias. Quem nunca copiou tudo que o professor passa no quadro ou em slides em sala de aula? Quem nunca gritou a famigerada frase: “Professor, não apaga, espera copiar” ou então quem nunca copiou o que acabou de ler no livro. A cópia é um recurso automático do qual o nosso cérebro não registra absolutamente nada do que está sendo feito, além disso, é uma atividade que leva tempo que acaba se tornando um desperdício. Uma forma de reverter isso, caso tenha muita necessidade de escrever, é sempre escrever com suas próprias palavras. Cópia nunca mais!Para conhecer novas técnicas de estudo da uma olhadinha no nosso canal no youtube! A Foccus coaching tem várias dicas lá para você!


Acesse nosso canal no Youtube!


ERRO 4: NÃO CONHECER A PROVA QUE VAI PRESTAR

Se você tem o objetivo de passar em uma prova específica, não faz sentido você estudar sem se basear por ela. Apesar do conteúdo do ensino médio variar muito pouco de uma prova para outra, o formato e estilo da prova ditam muito sobre como será seu aproveitamento com ela. Estudar aquele estilo de prova, fazer muitos simulados dela, estudar a banca e entender como cobram os conteúdos faz toda a diferença na hora de você direcionar os seus estudos.


ERRO 5: ESTUDAR SEM CONHECER O EDITAL

Como foi dito no tópico a cima, conhecer a prova é primordial para que seus estudos sejam melhor direcionados e alcancem melhores resultados. Mas para além de conhecer a prova, é necessário se aprofundar e ir além. Todo tipo de processo seletivo tem um edital e nele está contido todas as informações necessárias para realizar a prova como datas, horários, locais de prova, inscrições, etc. Dentro do edital existe também uma parte que se chama Conteúdo Programático contendo a matéria que será cobrada na prova e muitas vezes, a forma como será cobrada. Diante disso, é imprescindível que seus estudos para determinada prova esteja completamente baseado em seu Edital e Conteúdo Programático. Coloque uma nova tarefa em suas atividades estudantis: aprender a ler editais. A Equipe de especialistas da Foccus Coaching ajudam com o edital da faculdade que os clientes estão prestando vestibular, dentro do processo de coaching para vestibulandos você irá ver o edital detalhadamente!


E aí, se identificou com algum desses deslizes? Não se sinta mal, estamos todos em processo de construção e aprendemos coisas novas o tempo todo, caso perceba que precisa de uma ajuda extra é só chamar a Equipe da Foccus Coaching para ajudar, especialistas em coaching para vestibulandos e coaching para vestibular de medicina.


Aproveite essas dicas do texto e comece hoje mesmo a mudar sua forma de estudar, sua aprovação está mais perto do que imagina! Se não quer perder nenhum conteúdo que produzimos continue nos acompanhando em todas as redes sociais e aqui no blog.


Forte Abraço,

Laena Oliveira

Psicóloga e Coach

175 visualizações

FOCCUS COACHING, 1756 AVENIDA RONDON PACHECO, UBERLÂNDIA, MG, 38408043

FOCCUSCOACH@GMAIL.COM   

 Tel: +55 34 8423-7596

@2018 Focus Coaching. #focconaaprovacao

  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon