Buscar

3 dicas para se preparar para a redação do ENEM

Com o ENEM chegando, você já se perguntou qual é um dos segredos que fará a diferença para que você seja aprovado?





Nos dias 4 e 11 de novembro de 2018, será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio, sendo o primeiro dia reservado para as provas de Linguagens e Ciências Humanas, além de Redação, parte primordial para um bom resultado. No entanto, muitos acham que redação é um grande bicho de sete cabeças e esquecem que a redação é praticada todos os dias, seja defendendo seu ponto de vista em um comentário nas redes sociais ou discordando de qualquer situação que ache incoerente. Por isso, é mais simples do que parece se preparar para alcançar uma nota satisfatória e aqui estão três passos para que faça uma redação com mais confiança.


1. Exercite o seu senso crítico

Viu uma notícia, assistiu a um vídeo ou leu um comentário no Facebook? Questione-se!

Tente compreender qual a real intenção por trás de tudo o que você vê/ouve/lê. Todas as informações estão ali por algum motivo, desde uma fake news lançada ao vento da internet até o corte de cabelo da atriz global, passando pela escolha vocabular do noticiário ou pela sequência como as notícias são mostradas (o futebol não é a última reportagem a ser transmitida no Fantástico à toa). Até a música que você ouve no supermercado te manipula - procure perceber quando ela é mais lenta e quando é mais agitada e se pergunte o que leva a essa escolha.

Não se contente com o pensamento que é dado a você "mastigado". Pense! Questione!


2. Construa um repertório sociocultural

Uma boa argumentação conta sempre com exemplos, com intertextualidade e interdisciplinaridade. Isso porque não somos ninguém na fila do pão e precisamos comprovar aquilo que dizemos. É com essa finalidade que citamos pensadores, filmes, livros, momentos históricos, entre outros, na dissertação.

Mas não se engane ao pensar que, por não conhecer algo específico, você não tem repertório. Tudo aquilo que faz parte da sua rotina, dos seus gostos e práticas - ou seja, sua cultura - forma o seu repertório.


3. Pratique

Já ouviu falar que a prática leva à perfeição? Pois é, esse clichê faz muito sentindo também quando pensamos na redação. Praticar cria novos caminhos de pensamento, novas linhas de raciocínio e faz com que encontremos pontos fracos e fortes na hora de escrever. É praticando e corrigindo a redação que você conseguirá compreender o que é necessário para melhorar. Conte com a ajuda de um bom profissional que possa corrigir suas redações e mostrar as melhorias que podem ser feitas em relação ao seu repertório, a sua ortografia, argumentação e estratégia textual.

82 visualizações

FOCCUS COACHING, 1756 AVENIDA RONDON PACHECO, UBERLÂNDIA, MG, 38408043

FOCCUSCOACH@GMAIL.COM   

 Tel: +55 34 8423-7596

@2018 Focus Coaching. #focconaaprovacao

  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon