Buscar
  • Laena

3 dicas para lidar com a Autossabotagem


Nosso cérebro é extremamente eficiente nas suas ações, mas a mente nem sempre funciona nos ajudando da melhor forma. Não me entenda mal, a intenção é boa uma vez que o cérebro visa principalmente nosso prazer e realização, entretanto as atividades que não consideramos tão prazerosas assim, ele tende a sabotar.

Sabemos que estudar nem sempre é a atividade mais deliciosa da vida, é um processo que demanda minimamente disposição e não é sempre que estamos no auge. Dia ou outro rola aquela preguiça e aí você não quer nem olhar para as nomenclaturas orgânicas ou então quer fingir que nunca nem viu teoria das funções e esses momentos se tornam muito propícios para que você se sabote. Por mais que sejam atividades, às vezes, pouco prazerosas elas são necessárias e precisam ser feitas. Para evitar as autossabotagens, siga as dicas a seguir:


1. Evite distrações externas


Sabe-se que um dos principais motivos de distração e, consequentemente, de autossabotagem é o celular! São tantas redes sociais que chamam nossa atenção com notificação, postagem e conversas que são mais interessantes do que terminar aquela redação. Acontece que uma olhadinha de 2 minutos no celular pode se transformar em pelo menos 30 minutos ou uma hora jogados no lixo.

Então para evitar essa tentação e não correr o risco de ficar atrasado a dica é:

Deixe o seu celular o mais distante possível de você na hora de estudar e o acesse apenas em momentos de intervalos. Caso não seja possível, pois o celular é seu meio de ter acesso aos conteúdos, você pode fazer uso dos aplicativos para bloqueio do celular como esses por exemplo:

  • Brain Focus (Android)

  • Focus Keeper (iOS)

  • Forest

  • Clear Lock

Seu estudo e sua meta de aprovação valem o esforço!


2. Organize seu horário de sono


Dormir fora de hora pode ser um sabotador complicadíssimo. O sono é extremamente importante, necessário e caso você não o faça de maneira adequada prejudicará muito sua saúde. Acontece que é importante que ele ocorra nos horários corretos. Cochilos que acabam se estendendo para uma hibernação de quase uma tarde inteira atrapalham muito!

Assim, para evitar que este problema seja frequente na sua vida é importante que você organize seu horário de sono, fique atento nas dicas:

  1. durma mais cedo possível,

  2. desacelere as atividades antes de dormir;

  3. pare de usar os eletrônicos pelo menos meia hora antes;

  4. durma no escuro (sonos durante o dia não tem a mesma qualidade de sono na madrugada);

Essas são dicas que vão ajudar a melhorar a sua qualidade de sono e, com isso, diminuir sua necessidade dos cochilos. Todavia, caso você sinta muita dificuldade e precise do cochilo pós-almoço a orientação é: 20 minutos é o tempo máximo saudável para isso, pois é um tempo para dar uma breve descansada e seu cérebro não entrar em estágio de sono profundo.

Então pessoal, a dica é: durma sim! Mas durma somente o necessário.


3. Seja dono das suas escolhas e mais forte que sua maior desculpa


Com frequência vão acontecer imprevistos e aparecer situações que te desviem do seu foco. Cabe a você e mais ninguém pilotar esse barco para não largar ele à deriva, se você não cuidar disso e tomar as rédeas da situação ninguém mais poderá fazer por você.

Então o meu convite para vocês é: organize-se sempre e todos os dias seja mais forte que sua maior desculpa! Seja o protagonista da sua história e faça sua aprovação acontecer, apenas você tem esse poder!

Dicas de ouro para ter uma vida mais consciente das autossabotagens e não deixá-las te atrapalhar, né? Fiquem atentos ao blog, sempre temos muitos conteúdos legais a oferecer!


Grande Abraço,

Laena Oliveira

Psicóloga e Coach Foccus

0 visualização

FOCCUS COACHING, 1756 AVENIDA RONDON PACHECO, UBERLÂNDIA, MG, 38408043

FOCCUSCOACH@GMAIL.COM   

 Tel: +55 34 8423-7596

@2018 Focus Coaching. #focconaaprovacao

  • Black YouTube Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon