Buscar

10 filmes que podem te ajudar na redação do ENEM

Atualizado: 17 de Jul de 2018

Você que vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio deve ter percebido que os temas das redações dos anos anteriores abordaram questões referentes a minorias e a problemas sociais. Caso o ENEM continue com o estilo de prova, três possíveis temas que ainda não foram abordados são: a questão indígena no Brasil, o preconceito enfrentado pela comunidade LGBT e os problemas econômicos/afetivos que envolvem a população da terceira idade no Brasil.

Uma das questões que mais preocupam os vestibulandos em relação à redação do ENEM é a construção de um repertório sociocultural. Ele não necessariamente precisa ser composto por complexas citações de filósofos ou dados difíceis de decorar. Você pode construir o seu repertório com base em gostos pessoais – cinema, artes plásticas, jogos de videogame, desenho animado, música etc. Preparamos pra você, então, algumas dicas de filmes que podem enriquecer o seu repertório e a sua argumentação para os três temas citados acima.



filme-enem-dicas-enem

O abraço da serpente

Data de lançamento: 18 de fevereiro de 2016 (2h 04min)

Direção: Ciro Guerra

Gêneros: Drama, Aventura

Nacionalidades: Colômbia, Venezuela, Argentina

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=5QIJV8ElBTE

Para percorrer o rio Amazonas e encontrar uma lendária planta que poderia salvá-lo de uma doença, Théo, um europeu explorador, conta com a ajuda de uma xamã – Karamakate. Depois de quarenta anos, outro explorador vai em busca do mesmo objetivo e tenta convencer Karamakate a ajudá-lo também.

Vale dos Esquecidos

Data de lançamento: 20 de abril de 2012 (1h 12min)

Direção: Maria Raduan

Gênero: Documentário

Nacionalidade: Brasil

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=NytUY6rVW1Y


No documentário, a cineasta Maria Raduan explora a luta travada por índios Xavante, pelos sem-terra, posseiros, fazendeiros e grileiros. A disputa ocorre na região considerada o maior latifúndio do mundo na década de 70, a Fazenda Suiá Missú, localizada no Mato Grosso, entre o rio Araguaia e a bacia Amazônica.


Índio Cidadão?

Data de